Atualmente existem diversos modelos de cubas e misturadores ou torneiras disponíveis no mercado. Se por um lado isso é muito bom devido às opções de escolhas que nos são dadas, por outro requer atenção redobrada na hora de decidir cada item, pois a escolha de um produto pode inviabilizar o uso de outro.
A respeito das cubas, nesse momento, devemos saber que podem ser altas ou baixas, e com mesa ou sem mesa. Em post futuro falaremos sobre os diversos tipos de cubas com mais detalhes.
Devemos ficar sempre atentos à altura do misturador ou da torneira.
Em cubas altas, as torneiras devem ser igualmente altas quando instaladas na bancada para que consigam despejar água dentro da cuba:
Cubas baixas podem receber torneiras baixas ou médias. Não é indicada a instalação de torneiras altas em cubas baixas, pois além de esteticamente desproporcional, também geram respingos indesejados.
Nas cubas com mesa, o metal fica instalado sobre a cuba. Nestes casos, mesmo em cubas altas devemos usar torneiras baixas ou médias.
Nas cubas com mesa é importante ficarmos atentos aos furos onde serão instalados os metais. Normalmente as cubas vem sem os furos e precisamos destacá-los nas posições desejadas: 1 furo para torneira ou misturador monocomando
3 furos para misturador de mesa
A localização dos furos é predefinida e é comum que a louça venha com três marcações para que sejam destacadas conforme a necessidade. Mas atenção, existem cubas com mesa com previsão de apenas 1 furo. Fique atento, pois nesses casos, não é todo misturador que poderá ser instalado.
Outra opção tanto para cubas altas ou baixas, são as as torneiras de parede. Se você optar por uma torneira dessas, deve ficar atento a dois aspectos: seu comprimento e a altura de seus pontos na parede. Quanto ao comprimento, cuidado para que não seja curta ou longa de mais em relação ao centro da cuba. E quanto à altura dos pontos, caso você esteja reformando e sua torneira antiga for de bancada, isso significa que os pontos existentes são baixos. Dessa forma, será necessário quebrar a parede para fazer novos pontos de água para essa torneira, ou seja: mais gastos.
Redação: Márcia Su e Flávia Lima
Comments