top of page

Blog do Pró-Reforma

Alternativas para troca de piso: cerâmica vira vinílico

Atualizado: 2 de ago. de 2019


troca-de-piso-cerâmica-para-vinílico

Hoje vamos te falar como você pode trocar o seu piso velho de cerâmica por um novo vinílico. Geralmente nas trocas de piso nós temos duas possibilidade: ou substituir ou sobrepor, mas como o piso vinílico é muito fino, acaba não valendo a pena substituir o piso antigo. Então, pensando por esse raciocínio, vamos te falar os passos necessários para sobrepor seu piso de cerâmica (também serve porcelanato) por piso vinílico.


Primeiro passo: regularizar o piso existente

Antes de começar a aplicar o piso novo, você tem que se certificar de que o antigo está regularizado para não ocasionar em problemas futuramente. Para isso você vai ter que utilizar uma argamassa niveladora de contrapiso especial para piso vinílico ou fazer uma própria (cimento mais cola branca).


nivelador-de-contrapiso-pronto
Argamassa niveladora pronta


nivelador-cimento-mais-cola
Argamassa niveladora cimento + cola

Segundo passo: aplicar o piso vinílico

Depois de nivelar o piso antigo, tá na hora de assentar o piso novo, e o vinílico possui dois tipos de aplicação, mudando de acordo com o produto que você escolheu: tem o colado e o clicado. Caso o seu piso seja colado, você vai precisar comprar uma cola especial para pisos vinílicos, aplicar uma camada fina de cola, esperar secar por um tempo e assentar o piso com a paginação que você achar melhor.Já no caso do clicado, você não vai precisar de cola, apenas vai encaixando um piso no outro, de acordo com a paginação escolhida e depois instala o rodapé. Nesse tipo de instalação o rodapé é fundamental, pois vai ser ele que vai segurar o piso no chão. Leve isso em consideração na hora de escolher o piso. Se você não pretende trocar o rodapé melhor optar pelo colado.


cola-para-piso-vinílico

Conclusão

O piso vinílico possui diversas qualidades e uma delas é a praticidade na sua instalação, pois permite que você o aplique com poucos materiais e passos. Normalmente o piso vinílico custa mais caro que uma cerâmica ou um porcelanato mas a diferença no custo dos produtos e serviços complementares pode compensar. Importante estar atento que o piso vinílico é resistente a água, mas a sua cola não é. O tipo clicado não leva cola, mas a água acumulada entre o piso e a base pode provocar mofo. Você pode passar pano molhado, mas não lavar com água em abundância. Se quiser jogar água mesmo, melhor optar pela cerâmica ou porcelanato que também pode ser sobreposto.


lista-de-compras

Redação: Gabriel Simi e Flávia Lima



1.130 visualizações

Comments


Inspire-se!

E saiba como transformar

o sonho em realidade

Tela App 01.png
bottom of page